Autoavaliação

A avaliação do sistema educativo está reconhecida desde 1986, no número 1 do artigo 49.º da Lei de Bases do Sistema Educativo, no sentido de uma «avaliação continuada, que deve ter em conta os aspetos educativos e pedagógicos, psicológicos e sociológicos, organizacionais, económicos e financeiros e ainda os de natureza político-administrativa e cultural».

A aprovação da Lei 31/2002 assinalou o início de um novo percurso na avaliação das escolas em Portugal e aprovou o Sistema de Avaliação da Educação e do Ensino Não Superior. O sistema de avaliação sugerido assenta na articulação entre a autoavaliação, a cargo das próprias escolas, e a avaliação externa, pressupondo a intervenção de Professores, Pais e Encarregados de Educação, Assistentes Técnicos e Operacionais e Alunos e outras entidades que, direta ou indiretamente, participam no dia-a-dia do sistema educativo e dele beneficiam.

 

Objetivos

  • Garantir que a avaliação interna e externa da escola funcionem como instrumentos de formação e de autorregulação;
  • Implementar uma avaliação sistemática das práticas, assente em metodologias participativas, de forma a identificar fragilidades e forças e investir na melhoria das primeiras e manutenção das segundas;
  • Garantir que os principais instrumentos de avaliação da escola decorrem da construção de referenciais que assegurem devidamente o enquadramento/contextualização das análises e dos resultados da ação educativa.
  • Conhecer e avaliar os resultados alcançados com as diversas atividades realizadas;
  • Promover ações de melhoria que:
    • não perturbem o normal funcionamento da escola;
    • sejam adequadas aos instrumentos existentes;
    • incentivem o envolvimento de toda a comunidade educativa.
  • Manter a comunidade educativa informada sobre os resultados obtidos.

Equipa

Coordenadora:

Conceição Leal (área disciplinar de Matemática)

 

Consultora externa da Universidade Católica de 2011/2012 a 2014/2015:

 Fátima Braga

 

Equipa de Autoavaliação (EAA):

Clotilde Neto (área disciplinar de Matemática)

Eduarda Barbosa (área disciplinar de Matemática);

Justa Costa (área disciplinar de Biologia/Geologia)

Valentina Relva (área disciplinar de Inglês/Alemão)